O bebê poderá vivenciar os benefícios do uso do sling desde o primeiro dia do nascimento, para tanto basta que os adultos se atenham as orientações de segurança e pratiquem o seu uso. Para as mães que passaram pela cirurgia cesariana, é importante esperar passar o desconforto físico do período pós-operatório, em torno de uma ou duas semanas, e enquanto isto, outro adulto poderá carregar o bebê no sling.
Não, as famílias que usaram o sling com frequência, relatam que seus filhos são mais independentes, estas famílias entenderam que enquanto o bebê não engatinha, o melhor local para ele se desenvolver é no colo.
Os bebês prematuros são muito beneficiados com o uso do sling, no colo todos os parâmetros de sinais vitais mantêm-se adequados e o bebê gasta menos energia, assim ele ganha mais peso, a digestão é facilitada, o nível de estresse diminui, o vínculo afetivo entre mãe e bebê melhora reduzindo os índices de depressão pós-parto, os bebês passam a ter sincronicidade com sono da mãe, o desenvolvimento sensitivo e motor é melhorado, e é benéfico para bebês prematuros e bebês que nascem a termo.
Algumas famílias ficam o dia todo com o bebê no sling, não há contraindicação. Os bebês foram feitos para serem carregados.
O uso constante ocorre enquanto o bebê não engatinha, em torno de um ano, a partir desta fase o uso frequente diminui, restringindo-se a momentos que a criança tem sono em locais públicos, a alguns passeios, quando a criança está um pouco chateada ou simplesmente quiser um colo.
Enquanto for confortável para ambos o uso será benéfico.
Você poderá usá-lo quando quiser e tiver vontade. E quanto mais você usar, mais vocês se adaptarão ao sling. Poderá usá-los na rotina de casa, no home office, na ida ao supermercado, na feira, nos passeios de longa e curta duração. Quando não quiser carregar o bebê conforto.
O Sling Wrap Ventre Luz pode ser usado do primeiro dia do nascimento até aqueles bebês maiores. É indicado para passeios de curta e longa duração. Ela possibilita uma ampla gama de amarrações, assim ele se adapta ao bebê durante o seu crescimento e desenvolvimento.
O Sling Ring Ventre Luz é eficiente para aqueles passeios curtos, é o nosso modelo menor e mais leve. Este modelo possibilita a amamentação com discrição. E bebês curiosos costumam gostar bastante do modelo argola.
O Mei Tai Ventre Luz é indicado para aqueles bebês recém-nascidos até os maiores – nos pequenos deve-se fazer um ajuste para respeitar a posição fisiológica do bebê – é ideal para passeios de curta e longa duração. Ele é prático e leve.
O Canguru Ergonômico Ventre Luz é indicado para aqueles bebês maiores com mais de 5kg, seguram a cabeça e tem abertura da perninha. É ideal para passeios de curta e longa duração. Este modelo não necessita de amarrações, se prende ao corpo com presilhas. Ele é prático e leve.
Alguns bebês, já na primeira experiência vão adorar o sling, e se este não for o caso do seu filho(a), treine as amarrações em uma almofado ou boneco de pelúcia, veja mais vídeos explicando o passo a passo, leia o manual e, após sentir-se confortável com o seu sling, tente novamente com o seu filho(a) em um momento que ele esteja bem receptivo e você calma e tranquila.
Quando colocá-lo no sling, movimente-se e converse com o seu bebê até ele se acalmar, eles não resistem ao movimento, insista, diga que assim vocês podem ficar juntinhos, que aquilo irá facilitar a sua rotina e será bom para os dois. Com certeza ele vai relaxar e aproveitar o seu colo.
Podem ser necessários alguns momentos de interação até que eles se entreguem, então vá com calma, insista, aproveite aqueles momentos em ambos estejam tranquilos.
Alguns bebês associam o colo somente com a amamentação. Então converse com ele, diga que o colo não é só para amamentação, que assim vocês podem ficar pertinho um do outro, e sentirem toda a segurança e carinho que o colo proporciona.
Explique que os adultos têm compromissos e que com o bebê no sling você poderá conciliar seus outros afazeres e os cuidados com ele. Dialogue e tenha paciência, ele vai entender.